CAROÁ
Por meio do processo de cera perdida, que nos permite moldar a prata com liberdade no gesto, nos inspiramos na estrutura intrincada da folha de Arruda.
Assim como a Arruda revela padrões infinitos e caminhos complexos, essa série representa uma jornada por meio dos nomes do bioma seco, esparso, espaçado, com diferentes padrões de tamanho que, quando na pele, contorna.
Cada peça, feita exclusivamente em prata reciclada 950, é um tributo à identidade nacional e à beleza do bioma do Cerrado.
As plantas comestíveis não convencionais tornaram-se joias brutalistas.
A coleção é formada por Capuchinha, Hortelã Crespa, Azaleia, Lavanda, Folha de Limão, Clitória, Borago e Palma.
Foi desenhada, esculpida e posteriormente fundida para organicamente converte-se em colares, brincos, anéis e pulseiras. Processos alquímicos naturais.
Refere-se aos esboços que fazemos, mentais e traçados, e que não necessariamente servem um propósito.
Com proporções e texturas ímpares, as peças foram geradas com o mínimo de intervenção no material, o que pode ser minado para o mundo da joalheria de magnificente.
Os traços dessas peças surgem com marteladas e sem modelagem.
O design de uma peça Projeto é quando respeitada a especificidade do metal, onde a técnica a assiste.
Em parceria com o joalheiro Frederico Philippe, buscamos tratar de forma peculiar a lapidação de pedras, mantendo a característica bruta mas com o entorno disposto em barretes de prata pesada, mas ainda trazendo leveza ao ser observada.
A geometria é harmoniosa e o brutalismo delicado.
A indústria da moda gera forte desperdício de resíduos sólidos proveniente da produção em massa, entre os quais se destaca a resina.
A partir de garimpagem no centro de São Paulo, em fábricas de bolsas e acessórios, Graveto utiliza a resina epóxi como matéria prima basilar.
Desenvolvemos uma linha permanente esculpida que representa pequenos gravetos de árvores. Em alguns exemplares há a interação com a prata reciclada.
Prata reciclada de peças antigas de famílias de clientes e de restos do próprio ateliê. Quando unicamente fundida e logo purificada, possuímos formas absolutamente inusitadas e aquém do conceito de perfeição.
São imperfeitos e inviáveis de serem replicados, desenvolvidos por um elemento de junção: pessoalidade, de tempo e de busca.
Como linha permanente da marca, buscamos demonstrar a reverência que temos pela composição de joias com pedras brutas, polidas ou roladas, sem conter a lapidação.
O reuso direto de pedras advindas de toda a indústria, principalmente a da joia, forma uma estética atemporal, potencializando o tempo de vida deste produto como simbólico ou então, como adorno.
O Grande Livro dos Grandes Insetos - Literatura Infantil
Com ilustrações adaptadas e em tamanho real, o livro da Editora Usborne (2013) serviu de inspiração para a designer e fundadora, Erica Airoldi, trabalhar com a observação e a técnica na modelagem em cera das nove peças que compõem essa série. 🪰
Dar forma, delinear e elaborar joias com características únicas e formas sinuosas, os insetos cativam a criatividade e as possibilidades de criação. Passam por estágios de metamorfose e transformam a nossa visão, sendo tema recorrente em mitos, lendas e contos folclóricos. 🐜
É na fantasia e na imaginação que moram as aparências mais fantásticas.
Bolhas efêmeras que capturam o olhar pela sensação de relevo. Materializa a harmonia do moderno com o natural, não elaborado, esculpido na cera no processo de cera perdida.
Pampa, região de clima temperado, com várzeas que se caracterizam por áreas baixas e úmidas. Composta por anel, brinco, pulseira e colares, essas "planícies" em prata se inspiraram no bioma sul-americano que remete a: bolhas 🫧